Lutar pela integridade do termo biológico nos produtos de cuidados para o corpo
Com início nos anos 40, o mundo foi inundado com produtos e ingredientes sintéticos com baixos custos de produção, desde pesticidas e aditivos alimentares a detergentes e plásticos, todos criados em laboratório maioritariamente a partir de fontes não renováveis como o petróleo.
Era anunciado como “Viver melhor através da Química,” mas as consequências indesejadas incluíam poluição das águas e do ar, deterioração dos solos cultiváveis e da saúde, alimentos demasiado processados e pouco saudáveis e ingredientes sintéticos nos produtos de higiene e cuidados pessoais—alguns com níveis de toxicidade significativos.
Em resposta, o movimento do biológico tem rejeitado o uso intensivo de ingredientes sintéticos e processos utilizados na agricultura convencional e produção de alimentos, reconhecendo que os métodos e materiais tradicionais resultam num solo mais rico e num ambiente e pessoas mais saudáveis.
A integridade do biológico nos produtos cosméticos e de higiene pessoal significa que um produto é produzido com ingredientes biológicos certificados de acordo com o Programa nacional da USDA, o mesmo programa que certifica como biológicos os produtos alimentares.
Os produtos de higiene pessoal verdadeiramente biológicos não utilizam conservantes sintéticos que podem irritar a pele. Ceras e óleos naturais não refinados são utilizados como emolientes e hidratantes em substituição de óleos hidrogenados e silicones sintéticas. O tradicional sabão natural é utilizado para lavar mãos e corpo, em vez dos modernos surfactantes sintéticos feitos a partir de petroquímicos.
A Dr. Bronner's luta por um mercado onde os consumidores não são levados a comprar produtos sintéticos que se fazem passar por produtos de higiene pessoal biológicos. Estamos agora melhor do que como estávamos há 10 anos atrás, quando todo o tipo de produtos sintéticos se declaravam biológicos, mesmo em lojas de produtos alimentares saudáveis e cooperativas. Atualmente, todos os produtos de higiene pessoal vendidos no Whole Foods, bem como em cooperativas organizadas segundo a Associação Nacional de Cooperativa de Mercearias (NCGA) e, em consequência, no mercado dos produtos naturais, têm de ser certificados para cumprir com os padrões do biológico.
Contudo, não há regulamentação que previna a indevida rotulagem dos produtos de higiene pessoal como biológicos. Efetivamente, apesar dos rigorosos padrões exigidos pela USDA para produtos alimentares biológicos, não há regulamentação legal aplicável aos produtos de higiene pessoal.
Tirando partido desta lacuna, algumas empresas continuam a utilizar o termo "biológico" ou "biológicos" no nome das suas marcas para influenciar a perceção do consumidor acerca da sua composição biológica - mesmo quando o nível de certificação é muito baixo e/ou não incluem nenhum ingrediente relevante biológico.
Breve descrição da batalha do biológico:
2000
O programa nacional biológico da USDA foi criado para limitar o uso do termo "biológico" apenas a produtos certificados biológicos. A certificação é gerida por agências privadas sem fins lucrativos aprovadas pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). Os infratores que aleguem ser biológicos s seus produtos mas que não tenham a respetiva certificação podem ser processados. Os produtores de produtos de higiene pessoal podem de forma voluntaria certificar os seus produtos no âmbito deste programa, no entanto, a USDA não efetua qualquer controlo das alegações da natureza biológica nos produtos cosméticos e de higiene pessoal que não se submetem a esta certificação.
2003
A Dr. Bronner’s identifica e/ou desenvolve projetos para obtenção de ingredientes biológicos e certifica o sabão líquido e de barra como biológico segundo os padrões da USDA.
2004
A Dr. Bronner’s certifica e lança loções corporais e batons de cieiro com mais de 95% de ingredientes biológicos e que cumprem com os rigorosos critérios da USDA-padrões idênticos aos utilizados para produtos alimentares.
2005
Em reação ao forte lobby da indústria cosmética que utiliza indevidamente a terminologia "biológico", a USDA tenta proibir a utilização do selo de certificação em produtos cosméticos e de higiene pessoal, ainda que sejam certificados segundo os mesmos padrões dos produtos alimentares.
2005 Abril
A Dr. Bronner’s processa a USDA por não ter aplicado corretamente a lei, e porque não há diferença no óleo de coco biológico quando é usado numa loção corporal ou para confecionar alimentos.
2005 Setembro
Um dia antes de responder ao processo instaurado, a USDA recua e declara que todos os produtos de higiene corporal certificados podem continuar a usar o selo de certificação biológica da USDA.
2008
Após vários anos a tentar parar a crescente onda de produtos de higiene pessoal alegadamente biológicos, a Dr. Bronner's processa um grupo de empresas de produtos de higiene corporal responsável por "greenwhasing" e falsas alegações. O processo apenas reclama $1.00 em prejuízos, uma vez que o objetivo principal era simplesmente parar com as práticas enganadoras.
2010
O Whole Foods Market, seguido pela NCGA, atua onde o governo não o faz e implementa um critério de venda de produtos cosméticos e de higiene pessoal nas suas lojas. As marcas são obrigadas e obter a certificação da USDA ou a certificação específica para cosméticos segundo os padrões NSF—ou têm de retirar todas as falsas alegações ao biológico dos seus rótulos.
2013
A Dr. Bronner's cria um rótulo especial de agitprop para os seus sabonetes líquidos de um quarto de tamanho para apoiar a rotulagem de OGM e a iniciativa dos eleitores do estado de Washington para rotular os OGM, Yes on I-522, "The Washington Right to Know Genetically Engineered Food Act". As lojas de produtos naturais em todos os 50 estados armazenam o sabonete de edição limitada.
2014
David Bronner publica um artigo no Huffington Post: "Herbicide and Insecticide Use on GMO Crops Skyrocketing while Pro-GMO Media Runs Interference; Former EPA Senior Scientist's New Article Sets Record Straight", incluindo uma grande compra de publicidade da Dr. Bronner's para apresentar provas claras de um antigo cientista sénior da EPA sobre a utilização crescente de herbicidas e insecticidas em culturas de OGM. A Dr. Bronner's intensifica os esforços de apoio às iniciativas lideradas pelos eleitores para rotular alimentos geneticamente modificados no Oregon e no Colorado, Measure 92 e Initiative 105. A empresa doa 1 milhão de dólares para o Oregon e 25 000 dólares para o Colorado, e reformula os seus icónicos rótulos de sabonete de litro para educar os consumidores de todo o país sobre a importância da rotulagem de alimentos geneticamente modificados.
2016
A Dr. Bronner's demite-se da Organic Trade Association (OTA), citando a traição da associação ao movimento de rotulagem de OGM liderado pelos consumidores e o afastamento geral dos princípios fundamentais que impulsionam o movimento orgânico. Na sequência da demissão, a Dr. Bronner's compromete-se a utilizar os seus recursos organizacionais para ajudar a impulsionar as organizações de consumidores, agricultores e indústria que representam de forma mais autêntica e corajosa a visão da agricultura biológica regenerativa, em oposição ao desastre da agricultura industrial destruidora de solos.
2018
A Aliança Orgânica Regenerativa é criada, tornando-se uma coligação diversificada de organizações e empresas liderada pelo Rodale Institute como presidente do conselho e encabeçada pelo Dr. Bronner's e pela Patagonia nas áreas da agricultura, pecuária, saúde do solo, bem-estar animal e justiça dos agricultores e trabalhadores, e anuncia a Certificação Orgânica Regenerativa (ROC). A ROC é uma estrutura de certificação agrícola holística que engloba requisitos robustos que sustentam três pilares: saúde do solo e gestão ecológica da terra, bem-estar animal baseado em pastagens e justiça para agricultores e trabalhadores. Foi criada para modelar um sistema ecológico e ético para a produção agrícola que aborda os problemas da agricultura industrial, das alterações climáticas e da injustiça económica, a nível local e global.
2020
A Dr. Bronner's anuncia a estreia do seu primeiro produto com Certificação Orgânica Regenerativa (ROC), os Óleos de Coco Virgem de Semente Branca e Inteira, provenientes da empresa irmã da Dr. Bronner's no Sri Lanka, a Serendipol. O primeiro óleo de coco com certificação orgânica regenerativa do mundo, este produto vai além dos padrões orgânicos e de comércio justo do USDA, demonstrando que a agricultura orgânica regenerativa pode ser praticada na escala necessária para atender às demandas do mercado global.