A Agricultura Biológica Regenerativa Combate as Alterações Climáticas a Partir do Solo
“Esquecer como cavar a terra e cuidar do solo é esquecermo-nos de nós mesmos.”
—Mahatma Gandhi
Como humanos, mandámos pessoas para a lua e desvendámos o genoma humano, mas apenas agora estamos a começar a entender a complexidade do solo. Durante muito tempo olhamos para o solo como apenas algo onde colocávamos plantas, e não como uma peça viva crucial para a saúde humana e dos ecossistemas. Os solos, quando saudáveis, produzem mais alimentos, retêm mais água e captam uma quantidade significativa de carbono da atmosfera. De facto, um terço do excesso de dióxido de carbono na atmosfera resulta da oxidação de matéria orgânica em solos empobrecidos de quintas mal exploradas e pastos esgotados.
A agricultura industrial contribui significativamente para a produção de gases com efeito de estufa. Os fertilizantes químicos e os pesticidas matam os organismos dos solos responsáveis pela produção de matéria orgânica. As monoculturas, as alterações paisagísticas, a deflorestação, o desperdício e os transportes são partes da cadeia alimentar que gera emissões significativas.
Felizmente, a agricultura biológica regenerativa, se aplicada nos campos e pastos, pode resgatar quantidades significativas de excesso de carbono da atmosfera e devolvê-lo a um solo saudável na forma de matéria orgânica. Foi desta forma que o solo foi criado e é um dos passos mais importantes que podemos dar para reverter as alterações climáticas, juntamente com a reflorestação e não queimar combustíveis fósseis.
Fotografia de Rapunzel Naturkost
A Dr. Bronner’s orgulha-se de trabalhar com fornecedores e agricultores pelo mundo inteiro—no Gana, Índia, Samoa, e Sri Lanka—para melhorar as suas condições de vida e simultaneamente regenerar o solo. A nossa equipa de Operações Especiais foca-se na educação e em práticas que contribuem para o aumento da fertilidade do solo e da matéria orgânica, aumento do rendimento e dos lucros para os pequenos agricultores, ajudando as comunidades locais a resistir a vagas de calor e tempestades. Estas técnicas incluem rotação de culturas, cobertura de culturas e compostagem, como a praticada pelo nosso fornecedor de óleo de Hortelã-Pimenta na Índia—e agro-florestação dinâmica como a praticada pelo nosso fornecedor de óleo de Palma no Gana.
Juntamente com o Instituto Rodale, a Patagonia e outros adeptos, a Dr. Bronner’s está na vanguarda do desenvolvimento de padrões de agricultura biológica regenerativa certificada que fabricantes e produtores possam usar para certificar os seus ingredientes e produtos como agricultura biológica regenerativa.
A nível pessoal, todos podemos adotar uma dieta "regenerativa" consumindo menores quantidades, carne de melhor qualidade e comida proveniente de práticas de cultivo regenerativas, e juntarmo-nos a organizações que adotem estes valores. E podemos melhorar a saúde dos nossos solos e a sua capacidade para captar carbono da atmosfera através da compostagem em vez de deitar ao lixo os restos de comida —e inspirar os nossos amigos e família a fazer o mesmo.