Os prémios do comércio justo melhoram vidas e comunidades
Ao começarmos a produzir óleos e a comprar matérias-primas a agricultores, apercebemo-nos de que o verdadeiro poder do comércio justo está no desenvolvimento económico e social de comunidades e dos terrenos de cultivo. Até à data, os nossos projetos, no seu conjunto, já investiram mais de $2.5 milhões de dólares em prémios de comércio justo, beneficiando mais de 20 mil pessoas, direta ou indiretamente.
Como funciona: Os produtores de comércio justo cobram aos seus clientes (Dr. Bronner’s e outros compradores independentes) um prémio de 10% sobre o custo de matérias-primas (como a colheita de coco) e da mão-de-obra associada. Este prémio vai, de seguida, para um fundo de comércio justo administrado por um comité de agricultores, empregados fabris e, em minoria, por uma equipa de gestores da Empresa. A função dos comités é avaliar o progresso de cada projeto, rever orçamentos e escolher novas propostas de projetos submetidas tanto pelo comité como pela comunidade em que está inserido.
Inicialmente, os nossos parceiros de comércio justo investiram grande parte dos seus prémios na compostagem de plantas e no desenvolvimento de técnicas agrícolas. No entanto, como a verba anual foi aumentando – os projetos geram, atualmente, $350.000 dólares em prémios de comércio justo por ano – os comités começaram a focar-se noutras áreas: equipamento e instalações médicas, poços de água potável, saneamento, redes de mosquito que previnem a propagação da malária, educação, melhoria na habitação dos trabalhadores, melhoria no fornecimento de eletricidade, construção de pontes e outras infraestruturas, bem como preservação ambiental.
A Dr. Bronner’s, ao aperceber-se do impacto positivo dos projetos de comércio justo, em colaboração com entidades terceiras, decidiu financiar um leque de projetos além dos que beneficiaram do prémio do comércio justo. Ao todo, foram angariados e investidos mais de $220.000 dólares (adicionais ao valor do prémio de comércio justo), oferecendo às comunidades e terrenos de produção locais mais oportunidades para criar e implementar mudanças.
Os princípios que guiam a prática do comércio justo
Preços Justos: Pagar aos agricultores de forma justa – e manter a estabilidade dos preços - de forma a cobrir custos de produção e garantir um lucro, protegendo os fornecedores da volatilidade do mercado global.
Boas Práticas Laborais: Condições de trabalho seguras, salários justos e benefícios sociais nas nossas fábricas. Há um ambiente de respeito e criam-se oportunidades para crescimento pessoal, promove-se a igualdade de género e não são permitidos trabalhos forçados ou trabalho infantil.
Formação: Ensinar aos agricultores as práticas de cultivo biológicas, métodos de compostagem, como melhorar a rentabilidade das culturas e como controlar pragas de forma integrada.
Fundo de Comércio Justo: Pagar o prémio de 10% para financiar o desenvolvimento de projetos na comunidade, selecionados e administrados por comités de comércio justo constituídos por membros da comunidade e representantes da empresa.
Sustentabilidade Ambiental: Implementar a diversidade de culturas e a agricultura biológica (sem pesticidas sintéticos), bem como medidas relacionadas com o solo (uso de cobertura vegetal, recurso à compostagem) para promover um solo fértil, capaz de produzir.