Fazer sabão "à moda" da 
Dr. Bronner’s

O sabão é feito à milénios. A par com fazer fogo e cozinhar os alimentos, transformar óleos e gorduras em sabão é uma das mais antigas e simples reações químicas conhecidas pelo ser humano. Acredita-se que os primeiros sabões foram feitos por acidente em resultado de gordura a pingar sobre cinzas. 

O sabão resulta de uma reacção química denominada saponificação que ocorre entre uma gordura e um composto de natureza alcalina (uma base). Uma gordura é constituída por triglicerídeos que consistem em três ácidos gordos, com cadeias de carbono de diferentes dimensões, que estão, simultaneamente, ligados a uma mesma extremidade, a glicerina. A base mais utilizada para a produção do sabão em barra é o hidróxido de sódio, enquanto que para o sabão líquido se utiliza o hidróxido de potássio. A base é produzida pela passagem de eletricidade por água salgada.

O processo de saponificação é uma simples reação química sem qualquer desperdício gerado: a glicerina é separada dos ácidos gordos, que combinados com o sódio ou o potássio formam o sabão, enquanto que o hidróxido se transforma em água. O resultado é sabão, glicerina e água (não permanecendo qualquer resíduo da base nos nossos sabões).

 

A casa onde a família Heilbronner fabricava sabão.  Laupheim, Alemanha.

Ao contrário da generalidade dos fabricantes de sabão, que destilam a glicerina do sabão para a vender separadamente, nós mantemo-la nos nossos sabões para uma hidratação de qualidade superior. Enriquecemos assim os nossos sabões em barra para obter uma espuma mais suave e macia e utilizamos vitamina E natural de sementes de girasol e de ácido cítrico (ambos sem OGM) para proteger a frescura. Não adicionamos quaisquer agentes quelantes, corantes, branqueadores ou fragrâncias sintéticas - apenas os mais puros óleos essenciais com certificação biológica.

Fabricamos o nosso sabão utilizando apenas óleos vegetais provenientes de agricultura sustentável: coco, palma, azeite, cânhamo e jojoba. (Fotografia de Rapunzel Naturkost)

Fabricar sabão de qualidade implica escolher as proporções corretas dos óleos mais adequados. O óleo de coco produz bastante espuma mas pode secar um pouco a pele. O azeite produz uma espuma suave e rica mas em reduzida quantidade. Ao utilizar as proporções de óleo de coco e azeite, os sabões da Dr. Bronner's oferecem o melhor de dois mundos: espuma abundante que é suave na pele. Os nosso sabões contêm também óleo de cânhamo e óleo de jojoba, que têm a caracteristica de espelhar os óleos naturais da pele, deixando-a suave mesmo após enxaguar.

Os nossos sabões são três vezes mais concentrados que a generalidade dos sabonetes líquidos do mercado, o que significa mais sabão por embalagem e menos desperdício em material de embalagem.

Receitas de sabão tradicionais feitas com técnicas modernas.