Como limpar o tapete de yoga com Dr. Bronner's

Este é um momento com o qual todos os praticantes de yoga se conseguem identificar...

Entra para 45 minutos da sua aula favorita. A nova sequência do professor parece ter sido concebida especificamente para si, enquanto a playlist o leva graciosamente para estados de consciência mais profundos.

Respirando profundamente, navega nas ondas de cada inspiração e expiração como uma espécie de golfinho místico do yoga. "Eu... sou um golfinho", pensa para si mesmo, "sim, eu sou um golfinho". Esta é a felicidade do yoga de que já ouviu falar. Sente-se tão profundamente ligado ao seu corpo, à sua respiração e, portanto, a todos os seres com quem partilha o Planeta Terra... e depois acontece.

PING.

Enquanto fazia a transição do seu "eu golfinho" para uma nova postura, o braço do seu vizinho estende-se sobre o seu tapete e o suor dele começa a cair onde a sua cabeça estava pacificamente a descansar momentos antes.

A sua respiração rítmica ujjayi torna-se rapidamente silenciosa e agitada. O seu mantra do golfinho desaparece. A dura realidade do teu tapete de yoga imundo atinge-o mais depressa do que uma kombucha com álcool.

---

A prática do Yoga deve ir para além de qualquer postura física. O caminho dos 8 membros é um estilo de vida a ser praticado para sempre, nunca aperfeiçoado. Dentro deste caminho, os praticantes são encorajados a cultivar um hábito de "saucha", que significa limpeza ou pureza.

Muitas vezes, o "saucha" é praticado através da incorporação de várias técnicas de respiração e posturas para desintoxicar o corpo físico. Embora estas técnicas sejam incrivelmente poderosas, é importante lembrar que o nosso ambiente externo é uma extensão e um reflexo direto do nosso ambiente interno. Tal como não queremos contaminantes ou energia estagnada no nosso corpo, o mesmo se aplica ao nosso mundo exterior.

Vamos começar do zero, com a limpeza do tapete de yoga...

A coisa mais importante quando se trata de lavar o seu tapete é identificar primeiro de que tipo de material é feito. A Ayurveda ensina que "tudo é remédio e tudo é veneno", o que significa que o que pode funcionar bem para uns pode ser prejudicial para outros. A mesma filosofia aplica-se à lavagem do seu tapete - diferentes materiais de tapete requerem abordagens diferentes.

Limpeza do tapete de yoga com Dr. Bronner's

Foto cedida por Miranda Guzman Fernandez

Os materiais mais comuns dos tapetes são o PVC, o TPE, a borracha natural e os tapetes de algodão (ou cânhamo). Se não tiver a certeza do material de que é feito o seu tapete, visite o site da empresa do tapete para verificar as especificações. Se a empresa for desconhecida, eis algumas pistas que podem ser úteis na identificação.

Os tapetes de yoga em PVC são os mais utilizados no mercado, embora o seu preço possa variar muito, e são conhecidos por serem de longa duração. Os tapetes de yoga em TPE são fabricados através da mistura de plástico e borracha e são mais conhecidos por oferecerem uma boa tração e amortecimento, sendo também leves.

Os tapetes de borracha de árvores naturais são frequentemente fabricados de forma sustentável a partir de um recurso renovável - as árvores de borracha! Os tapetes de borracha natural são tão pegajosos quanto possível e o seu amortecimento tende a ser melhor do que o dos tapetes de borracha sintética existentes no mercado. Qual é a desvantagem? Os tapetes de borracha natural têm de ser mantidos fora do alcance do sol e do calor, uma vez que estas condições podem fazer com que se estraguem MUITO rapidamente. Finalmente, para todos os ashtangis, o seu tapete Mysore é feito de cânhamo ou algodão - estes tapetes são frequentemente utilizados em combinação com os outros tipos de tapetes.

A exortação da Dr. Bronner para "DILUIR! DILUIR! DILUIR!" nunca foi tão importante como quando for lavar o seu tapete de yoga. Se utilizar demasiado Sabão de Castela vai deixar o tapete escorregadio. Para facilitar as coisas, criámos um guia abaixo que explica como lavar os diferentes tipos de tapete.

Se necessitar de uma solução rápida para higienizar o seu tapete, pode utilizar o nosso Spray de Limpeza de Mãos Biológico como produto de limpeza para tapetes de PVC ou TPE. Este não é um produto de limpeza ideal para um tapete de borracha natural, uma vez que qualquer tipo de álcool, incluindo o álcool etílico, fará com que este comece a decompor-se. 

Mais uma dica útil: uma vez que os nossos sabonetes são seguros para crianças, chame-as para ajudar 😊

 

Material do tapete

Receita

Como fazer...

Borracha Natural

  • 1 chávena de água
  • ¼ chávena de vinagre branco

Sem óleos essenciais

  • Coloque os ingredientes numa garrafa com difusor. Borrife o tapete em ambos os lados
  • Esfregue em movimentos circulares com um pano ou esponja
  • Deixe secar dentro de casa e evite exposição direta ao sol
  • O cheiro a vinagre desaparece!

PVC ou TPE

  • 2 chávenas de água
  • ¼ cháveras de Sabonete Líquido de Castela
  • 4 colheres de sopa de sal marinho

 

  • Misture a água com o sabonete numa garrafa com spray
  • Borrife um dos lados do tapete
  • Espalhe o sal no tapete e esfregue em movimentos circulares
  • Enxague com água
  • Repita do outro lado
  • Estenda para secar

Algodão/Cânhamo 

  • ⅓ a ½ chávenas do Sabonete Líquido de Castela
  • ½ chávena de vinagre
  • ⅓ a ½ chávena do Sabonete Líquido de Castela na máquina de lavar
  • ½ chávena de vinagre no ciclo de enxaguamento
  • Secar ao ar

 


Deixe um comentário

*Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos


Publicações semelhantes